B 1
E a sua ética?
2 de agosto de 2017
shopping-site 1
O que é MARKETING mesmo?
14 de agosto de 2017

Características de um Líder Moderno

lider 2

Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que o mercado é dinâmico e que o mundo está em constante movimento, mudando a todo o tempo. E os líderes?

Bem, os líderes também precisam evoluir e acompanhar este mercado quanto ao seu estilo de liderança. Sendo assim, o que se pede de um Líder atual?

Uma das características jamais pensadas antigamente e que hoje é um dos cernes da questão é o “carisma”. Sim, o carisma está em alta e não é à toa que muitos candidatos a presidentes passam por verdadeira transformação. Esta transformação passa pela parte física, tentando tornar a imagem da pessoa mais leve a orientações para que se sorria mais e demonstre um equilíbrio maior diante de situações complicadas. Ah, se todos fossem um Barack Obama…

O equilíbrio citado acima nos leva a uma outra característica muito desejável ao líder, o equilíbrio emocional, também chamado de “inteligência emocional”. O líder passa por diversas situações, muitas vezes conflituosas, precisa tomar decisões que podem influenciar a vida de várias pessoas, representa a empresa em diversos eventos, dentre tantas outras funções e para isso, ele (a) precisa entrar e sair destas situações de maneira equilibrada, sem agir por impulso, sem deixar sentimentos como a raiva ou a euforia tomar conta de si.

O líder moderno também não se preocupa ou tem medo da ascensão de seus liderados, retendo informações, mas pelo o contrário, ele oferece um ambiente de aprendizado e de desenvolvimento.

É preciso também que ele saiba reconhecer e valorizar o esforço e o desempenho de sua equipe. Lembrando-se de elogiar em público e conversar sobre os problemas em particular.

O líder também deve ser uma pessoa justa, democrática e que valoriza as ideias e sugestões de seus liderados.

Uma boa comunicação (verbal e escrita), proatividade e relacionamento interpessoal também são características desejáveis em um líder, além de precisar ser uma pessoa altamente estratégica.

Agora, em relação ao gênero, algumas pessoas podem até reclamar, mas acontece algo engraçado na prática. Os líderes homens devem cada vez mais apresentar características geralmente percebidas com frequência em mulheres, como a simpatia, o carisma, a compreensão, o sorriso no rosto, a leveza no trato com as pessoas e um lado emocional mais desenvolvido. Já as mulheres, precisam apresentar características que antes eram mais vistas em homens, como a objetividade, a racionalidade, a firmeza, e demonstrar ser uma pessoa centrada e forte. Uma líder que demonstre ser mais frágil e emotiva não consegue atuar em uma empresa e tampouco obter o respeito e a credibilidade de seus liderados, principalmente dos homens. Este foi um dos resultados da minha dissertação de mestrado sobre gestoras.

E você, quais características acredita que um Líder Moderno deva ter?

2 Comments

  1. João disse:

    Muito bom seu texto.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *