mensagens-sobre-cuidado-9
Eu fui enganada…
23 de agosto de 2017
Close up of friends with circle of smart phones.
Celular no trabalho: você é da turma dos que abusam do uso ou dos que reclamam do abuso?
30 de agosto de 2017

WhatsApp nas empresas

Whats

O WhatsApp é uma ferramenta informal de comunicação, mas foi levado para as empresas.

Acredito que ninguém tenha dúvida da praticidade do WhatsApp e do tanto que ele facilitou o nosso dia a dia.

Assim, rapidamente, ele tomou conta de nossas vidas e há quem prefira as mensagens do que falar ao telefone, eu por exemplo.

Devido a tamanha facilidade, estamos utilizando a ferramenta também no trabalho para comunicar de forma mais rápida, mais dinâmica. Conversamos entre colegas, com os gestores, com a equipe e com clientes. O problema do uso desta ferramenta no trabalho está neste último, eu explico o porquê.

Infelizmente, como todas as outras tarefas na maioria das empresas, a comunicação é feita de acordo com o “bom-senso” de quem a está utilizando, sem orientação, sem treinamento.

A grande questão é a seguinte, 55% da nossa comunicação é passada por meio da linguagem corporal; 38% pelo tom de voz e somente 7% fica por conta da mensagem propriamente dita. Na comunicação pelo WhatsApp, assim como pelo e-mail, perdemos tanto a linguagem corporal quanto o tom de voz, restando apenas a mensagem escrita.

Desta forma, não se sabe em que humor a pessoa que escreveu a mensagem estava e também não se sabe em que humor a pessoa que recebe a mensagem, está, o que influencia bastante na codificação e decodificação da mesma.

Além disso, o WhastApp tem um linguajar próprio, bem mais informal, o “porque” vira pq, o “final de semana” vira fds e várias e várias outras abreviaturas. Para complicar mais, há ainda outros dois dificultadores: o português da população em geral anda sofrível e ainda há o “corretor”…este às vezes nos coloca em cada “saia justa”.

Então, você utiliza a ferramenta WhatsApp no trabalho para falar com os clientes? Você recebeu ou deu algum tipo de treinamento ou orientação para as pessoas que a estão utilizando? Será que ela está ajudando ou atrapalhando nos resultados efetivos da empresa? Fica a reflexão…

Querendo saber mais, veja o vídeo sobre o assunto, clicando no link

Aproveite e inscreva-se no canal, www.youtube.com/marcelafraancadigital. Ele está recheado de dicas pra você se Destacar no Mercado de Trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *